terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tipos de Medidores de Pressão

Manômetros Padrão

É o instrumento de calibração mais frequentemente usado. Ele é montado em uma bomba comparadora hidráulica ou pneumática e serve como padrão para o manômetro submetido à calibração.

Os manômetros padrão devem ter alta precisão, pois são utilizados como padrão para a calibração de manômetros industriais.




Manômetros tipo coluna líquida em"U"

Utilizado para calibrar medidores de pressão pequena. O uso da coluna líquida para a medição de pressão se baseia no princípio que uma pressão aplicada suporta uma coluna líquida contra a atração gavitacional. Quanto maior a pressão, maior a coluna líquida suportada.

A unidade de pressão da coluna líquida é o comprimento. Água e mercúrio são os líquidos mais usados; a água por ser o mais disponível e o mercúrio por ter uma altíssima densidade e como consequência, implicar em pequenas alturas de coluna. Para melhorar a precisão devem ser considerados os seguintes parâmetros:

a expansão da escala graduada;

valor exato da aceleração da gravidade local;

não verticalidade do tubo;

dificuldade da leitura do menisco do líquido formado pela capilaridade;

densidade do fluido; cuja pressão em "U" pode ter várias formas, para aumentar sua precisão, como manômetro com poço, com escala inclinada e com micrômetro.



Manômetro tipo peso morto

O manômetro tipo peso morto opera sob o princípio de se suportar um peso (força) conhecido por meio de uma pressão agindo sobre uma área conhecida. Isso satisfaz a definição de um padrão primário baseado em massa, comprimento e tempo.

Os pesos para um dado instrumento de teste são normalmente identificados em termos de pressão, em vez de peso.



Manômetros Mecânicos

A pressão é determinada pelo balanço de um sensor contra uma força desconhecida. Isto pode ser feito por outra pressão (balanço de pressão) ou força (balanço de força).

Os sensores a balanço de força mais usados são aqueles que requerem deformação elástica, como Bourdon, Foles e Diafragmas. Os sensores a balanço mais conhecidos são o Manômetro de Coluna Líquida e o Detector de Peso Morto.



Manômetro tipo Tubo Bourdon

O Tubo de Bourdon consiste em um tubo com seção oval, que poderá estar disposto em forma de "C", espiral ou helicoidal, tem uma de suas extremidades fechada, estando a outra aberta à pressão a ser medida.

Com a pressão agindo em seu interior, o tubo tende a tomar uma seção circular resultando um movimento em sua extremidade fechada. Esse movimento através de engrenagens é transmitido a um ponteiro que irá indicar uma medida de pressão em uma escala graduada. Este elemento não é adequado para baixas pressões, vácuo ou medições compostas (pressões negativa e positiva), porque o gradiente da mola do tubo Bourdon é muito pequeno para medições menores que 200 kPa.

A precisão dos dispositivos é uma função do diâmetro do tubo de Bourdon, da qualidade do projeto e dos procedimentos de calibração. Ela varia de 0,1% a 5% da amplitude de faixa, com a maioria cainda na faixa de 1%.




Manômetro tipo Diafragma

Diafragma é um disco circular utilizado para medir pressões geralmente de pequenas amplitudes. É uma membrana fina de material elástico, metálico ou não, que fica sempre oposta à uma mola.

Ao aplicar-se uma pressão no diafragma causará um deslocamento do mesmo até um ponto onde a força da mola se equilibrará com a força elástica do diafragma. Este deslocamento resultante é transmitido a um ponteiro que mostra a medição efetuada.


Em geral os materiais utilizados na confecção de diafragma são aço inoxidável (com resistência à corrosão), tântalo, latão, bronze fosforoso, monel, neoprene e teflon.




Manômetros tipo Fole

Fole é um dispositivo que possui rugas no círculo exterior que, ao se aplicar pressões no sentido do eixo se expando ou se contrai. As desvantagens do fole são sua dependência das variações da temperatura ambiente e sua fragilidade em ambientes pesados de trabalho.

Como a cápsula de diafragma, o fole pode ser usado para medir pressões absolutas e relativas e em sistemas de balanço de movimentos ou de forças eixo. Como a resistência à pressão é limitada, é usada para baixa pressão.

3 comentários: